quarta-feira, 23 de setembro de 2009

"Percepções de um apreciador" - por Amilton Augusto (6o período/História)


* foto cedida pelo Grupo "Reinado: fé, resistência e história" do Segundo Período de História

Percepções de um apreciador

No Congado, quando os tambores começam a rufar e um canto enraizado ecoa da garganta, o coração de quem acompanha o cortejo parece bater ritmado. Seja para o devoto ou para um mero apreciador cultural, acompanhar um ritual assim nos faz refletir. O ato apaixonado de cada congadeiro, em seu momento sublime, faz transparecer as ligações culturais com suas raízes.

Ao apreciar a Festa da Nossa Senhora do Rosário, em Oliveira-MG, comecei a perceber – empiricamente - como a cultura afro-brasileira é rica e como é dada pouca importância a ela. Do ponto de vista humanitário, é de nos deixar indignado como existiram – e existem – povos que se dizem civilizados e superiores e tentam acabar com essa cultura. Ao longo da história tivemos vários exemplos desta intromissão cultural, em que o europeu, branco e cristão tentou exterminar o que não era de seu interesse ganancioso. Não só os negros sofreram com esta barbárie. Índios, judeus, homossexuais, mulheres e até mesmo, animais sofreram – e sofrem. É inimaginável contar quantas riquezas perdemos ao longo do tempo. No auge deste discurso romântico, é abissal ver que a História, neste caso, nem sempre funcionou como mestra da vida. Mesmo com tantas lições continuamos a nos vender culturalmente a troco de mercadorias enlatadas.

Infelizmente, é impossível transpor todas as emoções e lições que tive ao acompanhar aquela expressão cultural que não conseguimos comprar no pacote da tv a cabo. Portanto, segue trecho de uma música que é cantada na porta da igreja, evocando o tempo em que não era permitido ao negro entrar nos templos religiosos:
...

"Branco entrava pra Igreja
Nego cá fora ficava
E se nego reclamasse
De chiquirá ele apanhava

E se nego reclamasse
De chiquirá ele apanhava
Nego só ia rezar
Quando na senzala chegava..."

Amilton Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário