quarta-feira, 9 de setembro de 2009

126º Reinado de Nossa Senhora do Rosário em Carmo do Cajuru - MG: por Eduardo Anísio de Souza Batista (8o período/História)


Contribuição do aluno Eduardo Anísio de Souza Batista (8o período/História), que traz imagens e divulgação da programação das festas da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Carmo do Cajuru/MG
.


Valeu, Eduardo!
__________________


"Congada: a cultura resistindo ao tempo": 09 a 12 de Outubro de 2009

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, junto a sua corte, se sentem honrados em convidar toda comunidade, em geral, e das cidades vizinhas a participar e abrilhantar o reinado de Nossa Senhora do Rosário de 09 a 12 de Outubro de 2009.


26/09/2009 - Sábado - Levantamento de Bandeira de Aviso

20 horas - A bandeira de Aviso será conduzida pelos Mordomos João de Souza e Silva e Maria do Carmo de Souza e Silva, saindo da Rua Firmino Lopes Câmara, nº 494 até Igreja do Rosário onde será levantada.


01/10/2009 - Quinta-feira - Novena Preparatória

19 horas - Início da novena em preparação para o reinado na Igreja do Rosário.


09/10/2009 - Sexta-feira - Novena Preparatória e Levantamento das Bandeiras Santas

19 horas - Encerramento da novena e recolhimento das bandeiras de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Nossa Senhora das Mercês, Santa Efigênia e Nossa Senhora Aparecida, saindo das residências dos respectivos mordomos até a Igreja do Rosário.

21 horas - Levantamento das Bandeiras Santas.


10/10/2009 - Sábado - Festa de Coroa em honra a São Benedito, Nossa Senhora Aparecida e Santa Efigênia

14 horas - Concentração das guardas e reis na Praça Nossa Senhora Aparecida de onde sairá o desfile, comandado pelo Rei e Rainha Gongo junto a Corte de São Benedito até a Igreja do Rosário.

17 horas e 30 minutos - Celebração da Missa Conga e logo após, cumprimento de promessas.


11/10/2009 - Domingo - Festa de Coroa em honra de Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora das Mercês

9 horas - Recepção das guardas visitantes e cumprimento de promessa.

14 horas - Concentração na Praça Nossa Senhora Aparecida de onde sairá o desfile comandado pelo Rei e Rainha Congo junto a corte de Nossa Senhora do Rosário, até a Igreja do Rosário.

17 horas - Celebração da Missa Conga e logo após coroação de Nossa Senhora do Rosário, anúncio dos reis da coroa grande e pequena para o ano de 2010.


12/10/2009 - Segunda-feira - Encerramento

19 horas - Procissão luminosa com o terço cantado pelas ruas próximas a Igreja do Rosário.

20 horas - Descimento das Bandeiras Santas.

Contamos com a colaboração de todos para melhor glorificarmos ao nosso Rei Supremo por intermédio de Nossa Mãe Rainha, Nossa Senhora do Rosário.


Guardas da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e seus Capitães

Moçambique Pé de Coroa - Antônio Marcos

Moçambique - Manoel da Costa

Congo Sereno - Rogéro Clementino

Catupé Caboclo - Carlos Henrique

Catupé de Nossa Senhora do Rosário - Antônio de Souza


* clique no mapa para vê-lo em tamanho ampliado

Um comentário:

  1. Adorei o blog, sou morador de Brasilia, nascido em Carmo do Cajurú, faço parte das familias Miranda e Oliveira, que se locomovem até Carmo do Cajuro durante os ultimos 25 anos para participar desta maravilhosa festa de Nsra do Rosario, com os Ternos de Catupé e Moçambique, dando continuidades a fé e devoção de nossos antepassados a este momento tão bonito! Parabens pela divulgação de nossa festa em nossa cidade. Kico Locutor - Prefeito Comunitário de Sobradinho - DF

    ResponderExcluir