quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ALUNOS E EX-ALUNOS: FUNEDI/UEMG E AVANTE!

Pessoal, vamos aqui divulgando também os trabalhos realizados por alunos e ex-alunos da FUNEDI/UEMG em participação e com o apoio da própria instituição.

CONFIRAM E DIVULGUEM:

VIRGÍLIO MAIS NÓIS - Música, festa e "cultura popular"
PROJETO VALDIVINO - CANTANDO E ENCANTANDO: A MEMÓRIA E A CULTURA DOS IDOSOS DA VILA VICENTINA (CLIQUE AQUI P/ DOWNLOAD)

*Este CD foi produzido com recursos do Programa de Apoio à Extensão Universitária voltado às Políticas Públicas (PROEXT/04), através do Departamento de Extensão da FUNEDI/UEMG



RELEASE:

O Grupo Cultural Virgílio mais Nóis formou-se no ano de 2001, no Campus de Divinópolis da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, a partir da execução do projeto MPPB (Música pra Pular e Pensar Brasileira), desenvolvido nos anos de 2002 e 2003 em escolas públicas dessa cidade. Dialogando com o passado e o presente o som do Virgílio é híbrido, pois além de beber na fonte de alguns temas tradicionais como o congado mineiro e o candomblé o grupo utiliza-se da referência de cada um de seus integrantes (o Teatro, a Literatura, a Música Erudita, as Artes Plásticas, etc.) para trabalhar seus espetáculos e projetos. O Virgílio propõe um diálogo entre a cultura popular e a música contemporânea prevendo como resultado uma música singela e ao mesmo tempo forte e precisa em intensa conexão com o passado e o presente.


NOVOS PROJETOS - "RAIMUNDO": POR FELIPE GOMES


Uma simples análise morfológica de um nome comum pode dar uma mostra do que propõe “Virgílio Mais Nóis em Raimundo: a história de uma raiz.

Com oito anos de história o Grupo nunca parou de desenvolver seus projetos e espetáculos. No ano de 2009 o Grupo foi convidado para participar do XXIX Festival del Caribe, em Cuba, fruto de parcerias com o Ministério da Cultura, Ministério da Educação, Universidade do Estado de Minas Gerais, entre outras. De cara nova, sonoridades novas e integrantes novos o grupo vem preparando desde 2008 seu primeiro CD “Raimundo – a história de uma raiz. Este novo trabalho vem sendo degustado durante toda a trajetória do grupo e trata da vivência da identidade regional a partir de uma viagem pelo universal. Composto de músicas próprias o CD possui uma sonoridade bem diferente da que o público está acostumado. O lançamento está previsto para novembro deste ano em Belo Horizonte, Divinópolis, Itapecerica e Juiz de Fora.

MAIS INFORMAÇÕES:

www.gravatorio.com
www.gravatorio.blogspot.com
www.myspace.com/grupovirgiliomaisnois

_________________________________________

BLOG LOUCURAS INTRÉPIDAS (CLIQUE AQUI E ACESSE!)
Isabella Santos

Formada em Jornalismo no ano de 2007, pela Fundação Educacional de Divinópolis, campus associado à Universidade do Estado de Minas Gerais (FUNEDI/UEMG). Atualmente trabalha nesta mesma instituição no Laboratório de TV, auxiliando na produção de dois programas de TV: Roda da Saúde e Música Ambiente, - os dois são exibidos na TV Candidés, canal 13 em Divinópolis, que se localiza na região Centro-oeste de Minas Gerais.

Também escreve textos para a internet, publicando em seu blog mais recente (Loucuras Intrépidas) textos e matérias em vídeo produzidas através do seu trabalho desenvolvido como aluna e profissional junto à FUNEDI/UEMG: como a matéria sobre o Projeto de extensão "Congado: memória de um povo", realizado no campus FUNEDI/UEMG-Abaeté (MG), que conferimos logo abaixo. ASSISTA!

Matéria - Projeto de extensão "Congado memória de um povo"( Produção, reportagem e edição: Isabella Santos. Exibida pelo programa Música Ambiente. Trilha sonora: Vó Cabocla).

VÍDEO - "CONGADO: MEMÓRIA DE UM POVO" (ABAETÉ, MG)




http://loucurasintrepidas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário