quarta-feira, 9 de setembro de 2009

2° Período/História: Grupo "Guia Festivo do Centro-Oeste Mineiro"


Alunos integrantes do grupo: Adriana Faria e Cruz; Cristina Vasconcelos Viana; Daniel dos Santos; Pedro Aleixo de Lima Caetano;Wanessa Resende da Fonseca.

Proposta e objetivos do grupo listados conforme relatório entregue na primeira semana de setembro, redigido pelos próprios alunos:


Tema:


Tendo como tema para realização desta atividade acadêmica, as festividades, optamos pela elaboração de um “Guia Festivo do Centro-oeste Mineiro”, contendo as principais atividades festivo-culturais das principais cidades do centro-oeste mineiro. Divididas em duas equipes, a nossa composta pelos alunos descritos acima, tem como objetivo pesquisar as cidades descritas no quadro abaixo:


Cidades da Macro-região

Centro-oeste Mineiro

Micro-regiões

1

Arcos

Lago

2

Bom Despacho

Alto São Francisco

3

Carmo da Mata

Industrial

4

Carmo do Cajuru

Industrial

5

Cláudio

Industrial

6

Formiga

Lago

7

Itapecerica

Industrial

8

Leandro Ferreira

Três rios do oeste

9

Luz

Alto São Francisco

10

Oliveira

Industrial

11

Pará de Minas

Três rios do oeste

12

Pompeu

Alto São Francisco

13

São Gonçalo do Pará

Industrial

14

São Sebastião do Oeste

Industrial


Linguagem escolhida, objetivos e pesquisa de campo:

A idéia de se fazer este guia vem do processo de socialização que as festas promovem. Um evento comemorativo, a muito enraizado numa determinada população, além de ser um momento de lazer e descontração, é também uma característica de integridade na comunidade, elas são marcos muito importantes, principalmente as com caráter religioso, devido a nossa cultura colonizadora de origem cristã. Em muitas cidades pequenas do interior, característica marcante das cidades a serem pesquisadas, estas festas eram e ainda são um momento de se reunir, de ver os amigos de outrora. Antes as famílias viviam em seus sítios, de onde tiravam seu sustento, viam nestas atividades um momento de encontrar com os “compadres” e com as “comadres”. Hoje devido a correria das vidas, é nestes encontros que matamos a saudades de amigos que não vemos a tempos e também um momento de conhecer gente nova, pois atraem turistas em busca de alegria, o que acaba gerando renda para estes municípios.

Optamos como fonte de pesquisas as secretarias de cultura e as paróquias das cidades, nada mais propício que buscar junto a estes estabelecimentos informações e fotografias.

Após um primeiro contato por telefone, e posteriormente com a útil ferramenta da tecnologia, a internet, começa uma troca de informações com as cidades. Uma tarefa difícil, pois não depende somente de nossas iniciativas, mas também -e talvez, principalmente- da colaboração dos nossos contatos. De início todos se comprometeram em ajudar, mostrando um grande interesse no trabalho final, “mas como nem tudo é mil maravilhas”, o tempo foi passando e as informações nem sempre chegando.

Das 14 cidades pesquisadas, quatro estamos com todo material em mãos, outras quatros estão semi-prontas, as restantes estamos em um contaste esforço para adquirirmos informações oficiais das prefeituras, algumas das quais estamos aguardando o prazo pedido pelas secretarias. Todo material até o momento coletado encontra-se virtual.

Estipulamos como prazo máximo para coleta das informações 11 de setembro. No dia 16 começaremos o trabalho de produção, onde organizaremos os dados coletados- que vão de fotografias a dados das cidades, inclusive históricos. O tempo restante será destinado para o trabalho gráfico, ponto onde temos mais dificuldades, já que não temos conhecimentos técnicos nos recursos a serem utilizados. Nossas ferramentasde trabalho a partir desta etapa são o computador e programas específicos, os quais não dispomos.


(Obs. texto e informações disponibilizados pelo próprio grupo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário