quarta-feira, 9 de setembro de 2009

2° período/ História: Grupo "Gastronomia nas Festas do Centro Oeste Mineiro"



Integrantes do grupo: Amanda, Anderson, Cleonice, Rodrigo e Terezinha.

Proposta e objetivos do grupo listados conforme relatório entregue na primeira semana de setembro, redigido pelos próprios alunos :

Tema:

Aderimos ao tema com a proposta de relacionar festas com comida do centro oeste mineiro, onde iremos produzir um catálogo de receitas, com o titulo ainda provisório ‘A Gastronomia nas Festas do Centro Oeste Mineiro’.

Linguagem escolhida, objetivos e pesquisa de campo:


O suporte escolhido pelo grupo foi fotografia, e o material que vamos dispor seria a câmera digital, no caso para produção das fotos que iremos incluí-las. O objetivo desse trabalho será a produção de um catálogo de receitas, contando como surgiu à culinária mineira, quais seriam os países que contribuíram e interferiram nessa culinária típica e a relação dessas comidas com festas coloniais, dentre outras. Devemos também, não nos esquecer de como e quando foram feitas tais comidas típicas, todo o processo de criação e desenvolvimento da receita até chegar aos tempos de hoje.

Estamos pesquisando em livros indicados pelo professor Leandro, a história da Gastronomia Brasileira, dando ênfase à Mineira, e como surgiram tais receitas e a utilização dos ingredientes. Já lemos nove livros, dentre esses livros estão: ‘Receita de Mineiridade’ de Mônica Chaves Abdala; ‘Feijão, Angu e Couve’ de Eduardo Frieiro; ‘Festas, cultura e sociabilidade na America portuguesa’ de organizadores István Jancsó e Iris Kantor,os quais foram de grande importância para o início da pesquisa para a criação do nosso catálogo.


As fotografias que vamos colocar no catálogo, ainda dependerão das receitas escolhidas e de como apresenta-las junto ao conteúdo.Assim surge nossa idéia de produzir um catálogo de receitas que seria uma forma de apresentar o produto final. E quem sabe ter a possibilidade de publicá-lo.

(Obs: texto e fotos cedidos pelo próprio grupo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário