quinta-feira, 22 de outubro de 2009

‘Gastronomia nas Festas do Centro Oeste Mineiro’ - 2º Período - História

* doce de leite com queijo artesanal mineiro

Relatório II

Grupo: Amanda, Anderson, Cleonice, Rodrigo, Terezinha.

Estamos a menos de um mês para a conclusão do nosso trabalho sobre Gastronomia nas Festas do Centro Oeste Mineiro, um livro com os pratos típicos mineiros servidos em festas, batizados, casamentos, natal, etc. È grande o nosso orgulho, porque apesar de ainda estarmos no segundo período do curso de História já teremos uma publicação, uma produção nossa e sabemos que isso é muito importante para a nossa profissão de historiador.

Ainda hoje poucos historiadores se dedicam ao estudo dos hábitos alimentares, contudo todos nós sabemos que a comida faz parte da cultura de um povo, e “cada vez mais, o conceito de patrimônio tem se aplicado à cultura. Nesse sentido, o patrimônio histórico de uma sociedade constitui-se de bens matérias e imateriais, abarcando desde edificações de valor artístico e estético, obras de arte, esculturas, demais objetos de uso, costumes, técnicas, tradições e valores”. (1)

Para a UNESCO, patrimônio imaterial é tudo “que os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural” (2), portanto a culinária mineira é parte de nosso Patrimônio Cultural Imaterial, a qual foi passada de geração em geração,ao longo de nossa história, gerando um sentimento de identidade e continuidade.(3)

Em nossas pesquisas e entrevistas nos deparamos com diversos segredinhos, curiosidades e superstições que envolvem nossa culinária e a tradição mineira. Inclusive um mito que envolve a feijoada. Muitos dizem que ela teria surgido da doação das partes menos nobres dos porcos, como as orelhas, rabos e pés, que então eram cedidas aos escravos das senzalas, pelos portugueses. Juntando todos esses ingredientes, cozinhavam tudo ao mesmo tempo com feijão, água, sal e condimentos como pimentas. O resultado foi o surgimento dessa iguaria que, aos poucos, teria deixado a senzala e adentrado as Casas Grandes dos senhores de engenho.

No entanto recentes estudos de pesquisadores alertam que essa alegoria, deve ser questionada. O folclorista e pesquisador da culinária brasileira Câmara Cascudo em seu livro "História da Alimentação no Brasil", lançado em 1964 deu nova versão, esclarecendo que na verdade o prato foi criado pelos europeus que já tinham o costume de misturar alimentos se utilizando do feijão preto

O autor faz também uma analogia entre a feijoada e outras iguarias (misturas) mundiais, como o "bollito" (Itália), o "cassoulet" (França), o cozido (Portugal), o a "paella" (Espanha) e estabelece que a feijoada já exista naquela época.

Assim como a feijoada diversos pratos famosos nas culinárias regionais trazem consigo histórias curiosas, aliando criatividade e costumes de três diferentes culturas, a ameríndia, a africana e a portuguesa, que dão uma especial nuance aos pratos.

Esta e tantas outras curiosidades estarão disponíveis na introdução do livro, inclusive as calorias, que são informações importantíssimas em nossos dias. Estamos na fase mais difícil que é a finalização, porém já negociamos com a gráfica e estamos terminando a produção da arte.

Contamos com a colaboração de várias pessoas, que foram essenciais para um bom desempenho. Queremos desde já agradecer ao professor Guilherme Guimarães Leonel que paciente e tolerante, esteve sempre ao nosso lado, nos encorajando, orientando, preocupado com a interação do grupo e o andamento das etapas. Agradecemos também ao professor Leandro Catão pelas indicações dos textos e pela correção do artigo que virá impresso nas primeiras paginas do livro. Agradecemos também a todos que nos ajudaram fornecendo receitas, curiosidades e segredinhos das iguarias mineiras.

Aproveitamos a oportunidade para indicar o livro, às noivas, às recém-casadas, donas de casa e ao público em geral, principalmente pela aproximação das festas de fim ano, o qual seria uma ótima opção para presente, pois trata se de um livro confeccionado com as melhores receitas típicas mineiras, todas já testadas e experimentadas pelas vovós de diversos sítios e fazendas da redondeza que gentilmente nos cederam seus segredinhos.

1 Leandro Catão Doutor em História pela UFMG, professor da UEMG/FUNEDI.

2 http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=10852&retorno=paginaIphan. Acessado em 03/11/2009.

3 Idem

RECEITA: FRANGO CAIPIRA COM QUIABO

Ingredientes:

. 1 kg de frango em pedaços sem pele
.suco de meio limão
.meio quilo de quiabo
.3 colheres de óleo
.1 cebola média cortada em rodelas
.1 tomate sem pele e sem sementes, picado
.sal à gosto


Modo de Preparo:
Retire a pele do frango, lave e regue com suco de limão. Reserve.
Lave os quiabos e escorra-os bem.Seque-os e corte-os em pedaços com cerca de 2 cm.
Aqueça uma colher(sopa) de óleo e refogue bem os quiabos. Retire-os da panela e reserve.
A seguir, na mesma panela, aqueça o restante do óleo e frite os pedaços de frango por cerca de 15 minutos. Junte a cebola, o tomate e refogue um pouco mais. Adicione uma xícara de água fervente, o sal, continue mexendo. Deixe cozinhar com a panela destampada, por 10 minutos.
Diminua o fogo, acrescentando o quiabo reservando e deixe cozinhar por cerca de mais 5 minutos, sacudindo a panela de vez em quando. Pingue um pouco de água se necessário. Sirva a seguir.

DICA 1: Na hora da compra, escolha quiabos de tamanho pequeno ou médios. DICA 2:Para evitar a 'baba' do quiabo, junte algumas gotas de limão durante o cozimento.

*textos e imagens cedidos pelo grupo

Um comentário:

  1. Muito legal, adorei...deu até agua na boca..posso usar pefaços da sua materia no meu blog? Com credito é claro, sem mudanças, só mencionando, frases e fotos? meu blog é vertentesgerais.blogspot , sou iniciante, parabens e abçs Paulo

    ResponderExcluir