sábado, 29 de agosto de 2009

Sobre o Artigo de Osvaldo André II - letrados sem letra

(postagem publicada em 03/09/2009)

Agora discordo
duplamente do Sr. Osvaldo André, diante do conteúdo de seu artigo publicado mais recentemente (02/09/09), pois Osvaldo insistiu em citar o meu trabalho de pesquisa sem sequer lê-lo, colocando palavras na minha boca, como se eu afirmasse que “as tradições são meras invencionices”.

Devido ao "bafafá" criado por ele em seu primeiro artigo do dia 23/08, decidi no final de semana passado enviar-lhe um e-mail, através da redação do Jornal Agora, manifestando a minha opinião e encaminhando a minha dissertação de mestrado, que ele assumiu não conhecer "de fato", o que fiz no sábado dia 29/08.

Para meu espanto, já no dia 02/09, Osvaldo tornaria a publicar outro artigo, pseudo-apaziguador, se apropriando novamente do meu nome e do meu trabalho, sem sequer lê-lo.

Telefonei para ele pessoalmente e disse "...Mas você leu minha dissertação rápido demais... são 247 páginas...". Ele assumiu não ter lido, e ter se pautado apenas no meu e-mail (menos de uma página), para dar conta do que eu, ao longo de mais de 6 anos de pesquisa (2 destes em um mestrado bancado pela CAPES) consegui humildemente resumir em minha prolixa dissertação.

Informei ao Sr. Osvaldo que há um protocolo no mundo intelectual (que não se restringe à Academia), que se baseia na leitura das obras dos pesquisadores antes de citá-las. Do contrário, existe um verbete no dicionário muito apropriado para tal tipo de comportamento: o PEDANTISMO.

Entrei em contato com o Jornal Agora e me dei ao trabalho de reclamar: vamos ver no que vai dar. O que me irrita é o fato de pessoas se darem o direito de mencionar o seu trabalho, tentando com isso respaldar o seu próprio argumento, sem sequer dar-se o trabalho de lê-lo. AHAHHAHAHAHHA. E pior, dizer coisas e distorcer argumentos que num debate acadêmico são estruturados de forma muito mais complexa.

Foram anos pesquisando as festas, e ganhando a confiança de festeiros, e irmandades (sem contar a ralação das pesquisas, do bacharelado e do mestrado) pra deixar que um colunista "queime o filme", usando um trabalho sério e dedicado pra retocar sua vaidade.

Dito isso: ponto final.

Deixo aqui o link para minha dissertação http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/CiencSociais_LeonelGG_1.pdf para outros bem informados que possam se interessar em conhecer. Curiosiamente trato de conflitos simbólicos como este...

Clique nas imagens abaixo para ler os artigos: tirem suas próprias conclusões.


Jornal Agora, 23/08/09



Resposta da Irmandade de S. Benedito e N.Sra. do Rosário do Bairro Espírito Santo, 27/08/09



Jornal Agora, 02/09/09 (trecho do artigo "3 pastilhas doces" de Osvaldo André)

Nenhum comentário:

Postar um comentário