sábado, 29 de agosto de 2009

Sobre o artigo de Osvaldo André no Jornal Agora e respectiva resposta da Irmandade de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário do Bairro Espírito Santo

*foto cedida pelo grupo "vídeo-documentário" do Segundo Período de História

Neste sábado agora, descansando após uma árdua semana de aulas, perambulando pelas ruas do centro encontrei-me com uma querida amiga-jornalista, que sempre me põe a par do que acontece no mundo. Tomei notícia dos seguintes fatos:

Domingo passado (23/08), na ocasião da coroação do músico/congadeiro Maurício Tizumba, ("coberta", aliás, pelos nossos alunos do 2o período de História) o colunista Osvaldo André de Mello, publicou em sua coluna no Jornal Agora uma crítica ao encaminhamento das festas do Reinado por algumas irmandades em Divinópolis.

A Irmandade de São Benedito Nossa Senhora do Rosário do bairro Espírito Santo ganhou seu direito de resposta e teve a oportunidade de expressar sua opinião, o que foi publicado na edição do Jornal Agora de quinta-feira, 27/08.

Osvaldo André fez menção no seu artigo ao meu trabalho, referindo-se a minha pessoa, assim como a outros pesquisadores, como "autoridades no assunto" que poderiam ser consultadas a respeito da polêmica instaurada pelo seu artigo (favor consultarem as edições mencionadas para mais detalhes).

Sabendo hoje, no derradeiro da hora, da menção ao meu trabalho, (o que muito me lisonjeia, embora eu discorde profundamente de Osvaldo e me solidarize com a Irmandade de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário do Espírito Santo) , resolvi escrever o seguinte e-mail à redação do Jornal Agora, manifestando minha opinião como pesquisador (e não como "autoridade"), que segue abaixo nesta postagem.

Gostaria de ressalvar que tenho profunda estima pela figura de Osvaldo que foi meu professor de literatura no colégio, e que nas minhas primeiras pesquisas me incentivou quando eu saía lá de Ouro Preto para pesquisar entre os arquivos e irmandades daqui na minha época de graduação na UFOP. De qualquer forma, discordo dele, e gostaria de informar que não comungo com sua opinião.

Segue o e-mail enviado à redação:

Fui informado hoje, 29/08/09 a respeito do artigo de Osvaldo André e sobre a respectiva resposta da Irmandade de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário do bairro Espírito Santo às críticas do colunista ao encaminhamento dos eventos das festas do Reinado.

Manifesto-me, pois meu nome é citado por Osvaldo André como uma das "autoridades" no assunto das festas. Realmente meus estudos do mestrado em Ciências Sociais (já concluído) versaram longamente sobre tais festejos e os conflitos (como estes, inclusive) que cercaram a existência de tais manifestações festivo-religiosas. O que não quer dizer que eu seja propriamente uma "autoridade", mas, sobretudo, um pesquisador.

Gostaria inclusive de obter o e-mail de Osvaldo, a quem tenho grande estima (foi meu professor na escola e instigou em mim grande gosto pela literatura), para comunicar-me com ele a respeito do fato, e mencionar que discordo totalmente da perspectiva de sua análise na coluna publicada no Jornal Agora, já que cita meu trabalho.

Basta uma leitura de alguns trechos de minha dissertação de mestrado para perceber que meu trabalho, em sua perspectiva analítica, vai justamente no fluxo contrário das análises como a de Oswaldo.

Portanto, ao citar-me, sem conhecer bem meu trabalho, Osvaldo, infelizmente "deu um tiro no pé", pois não creio em meus estudos histórico-sociológicos-antropológicos, que os reinadeiros precisem da consulta a qualquer "autoridade intelectual" para legitimar e/orientar suas práticas.

Os festejos do Reinado são práticas que permanecem vivas, de forma que suas tradições são permanentemente "reinventadas" no diálogo com o presente - pulsando com vida e inventividade para permanecer e existir, promovendo laços de memórias, solidariedade, identidade e valores que vão muito além do status de peça de museu, congelada e coisificada que os folcloristas e historiadores da "cultura popular" ousaram tentar lhes imprimir.

Coloco-me a disposição do Jornal para os devidos esclarecimentos , manifestando minha posição e opinião como pesquisador sobre o assunto. Manifesto-me solidário à Irmandade (na figura de Lourdes Teixeira), seus festeiros e todos os reinadeiros de Divinópolis que sabem no fundo de si o que fazem - tal missão não é desenhada pelas letras.

Grande Abraço a todos.

Guilherme Guimarães Leonel

Um comentário:

  1. Boa tarde!
    Gostaria de fazer uma ressalva:a foto do garoto na festa de reinado foi feita por Leandro Viana (aluno do 2º período de letras) em parceria com os alunos do 2ºperíodo de História durante a festa de coroação do rei congo (tizumba).
    obrigado,leandro viana. Leodudel@hotmail.com

    ResponderExcluir