sábado, 25 de setembro de 2010

Seminário História nas Ciências Sociais do Centro-Oeste Mineiro e Semana Acadêmica do Curso de História da FUNEDI/UEMG

ENTRE A DIACRONIA E A SINCRONIA: DIALÓGOS ENTRE A HISTÓRIA E AS CIÊNCIAS SOCIAIS

Estamos divulgando o planejamento de cada um dos grupos do trabalho interdisciplinar:
Att. Prof. João Ricardo



Grupo: Amilton, Valter, Alexandre, Leandro, Priscila, Luciana e Flávia (4º período)

Tema: Instrumentos musicais do Samba
Recorte:
- 2 categorias (objetos) para cada dupla;
- 6 tipos diferentes de instrumentos musicais utilizados no samba;
- Ressaltar o uso desses intrumentos em diferentes momentos e épocas do samba.
Duplas/ Categorias:
- violão e bateria: a ser escolhida
- Flauta e pandeiro: a ser escolhida
- Cavaco e bongo: a ser escolhida.
Proposta:
A) A materialidade descritiva (de que, como e porque é feito) e prática (como é utilizado e para que) sobre o referido objeto:
→Nome:
→Datação: (idade do Objeto)
→Dimensões: (tamanho, peso e medidas)
→Materialidade: (com o que é feito)
→Técnica de Confecção/Manufatura: (como é feito)
→Utilidade e Função: (como e pra que é utilizado)
B) A relação da cultura material com a economia a qual o referido objeto pertence:
→Visão geral sobre a relação: (Material X Economia)
→Importância e desencadeamentos econômicos:
C) A relação da cultura material com as relações simbólicas da cultura a qual o referido objeto pertence:
→Aspectos de religiosidade (ou misticismo) envolta do objeto:
→Valor atribuído a tal objeto: (pela sua própria cultura); (status)
→Relação Objeto e Cultura: (como a cultura se relaciona com o referido objeto)

Grupo: 2º- Patrícia, Welber, Tatiane, Sthefanie; 4º- Cleonice, Adriana, Amanda, Rafael


Tema: Reprodução da Imagem do Homem – Fotografia

Representante: Welber
Material e espaço a ser utilizado:
- Sala (umas das primeiras se possível perto da porta)
- Data show
- TV e DVD
- Quadros, banners, catálogos, fotos
- O objeto estudado – Máquinas fotográficas
Recorte:
- 3 categorias
- Ressaltar o uso na antiguidade até a contemporaneidade.
Participantes/Categorias:
- Antes da fotografia: Tatiane;
- Surgimento da fotografia:
Patrícia – Fotografia no Império
Sthefanie – Vida privada
- Evolução da fotografia em tópicos:
Esportes - Rafael
Casamento - Cleonice
Eventos Religiosos - Adriana
Eventos Sociais - Amanda
Jornalismo - Welber
Proposta:
A) A materialidade descritiva (de que, como e porque é feito) e prática (como é utilizado e para que) sobre o referido objeto:
→Datação: (idade do Objeto)
→Dimensões: (tamanho, peso e medidas)
→Materialidade: (com o que é feito)
→Técnica de Confecção/Manufatura: (como é feito)
→Utilidade e Função: (como e pra que é utilizado)
B) A relação da cultura material com a economia a qual o referido objeto pertence:
→Visão geral sobre a relação: (Material X Economia)
→Importância e desencadeamentos econômicos:
C) A relação da cultura material com as relações simbólicas da cultura a qual o referido objeto pertence:
→Aspectos de religiosidade (ou misticismo) envolta do objeto:
→Valor atribuído a tal objeto: (pela sua própria cultura); (status)
→Relação Objeto e Cultura: (como a cultura se relaciona com o referido objeto)

Grupo: Karin, Flávia, Katrine, Lucas, Wesley e Jonas ( tds os garotos do 2º período)

Tema: Utensílios domésticos: Instrumentos da Cozinha Colonial e Contemporânea

Recorte:
- Pesquisar os tipos de cada item/ categorias (não temos ainda noção de quantidade de tipos)
- Ressaltar o uso no período colonial e contemporâneo.
Categorias:
PANELAS
TALHERES (COLHER, FACAS, ETC).
FORNOS
PILÃO OU INSTRUMENTOS COM A MSM FINALIDADE
Proposta:
A) A materialidade descritiva (de que, como e porque é feito) e prática (como é utilizado e para que) sobre os referidos objetos:
→Nome:
→Datação: (idade do Objeto)
→Materialidade: (com o que é feito)
→Técnica de Confecção/Manufatura: (como é feito)
→Utilidade e Função: (como e pra que é utilizado)
B) A relação da cultura material com a economia a qual o referido objeto pertence:
→Visão geral sobre a relação: (Material X Economia)
→Importância e desencadeamentos econômicos
C) A relação da cultura material com as relações simbólicas da cultura a qual o referido objeto pertence:
→Aspectos do uso cotidiano de tais objetos nas cozinhas coloniais brasileiras e atualmente
→Valor e signos atribuído a tal objeto: (pela sua própria cultura); (status)
→Relação Objeto e Cultura: (como a cultura se relaciona com o referido objeto)

Cultura material e o legado deixado nos inventários da Vila de Nossa Senhora da Piedade de Pitanguy- Século XVIII (Grupo: Cristina, Daniela, Daniel, Maycol, Patrícia, Pedro e Wanessa)


Objetivo: Apresentar a cultura dos moradores da dita vila e adjacências, através dos materiais deixados em herança retratado pelos inventários. Contrastando com os bens deixados hoje na região centro-oeste.
Recorte: Séculos XVIII e Século XXI.
Pensar o que deixaram e porque deixaram.
Espaço temporal: Minas Gerais, Vila de Nossa Senhora da Piedade de Pitanguy .
Integrantes/atividades previstas:
Cristina: Inventários sec. XVIII
Daniela: Pesquisa bibliográfica
Daniel: Transcrição
Maycol: Inventário atual
Patrícia: Transcrição
Pedro: Pesquisa bibliográfica
Wanessa: Produção das maquetes
Proposta:
Descrição material dos objetos deixados
b) Comparação dos inventários.
Apresentação: para exposição, que poderá ser na sala de aula ou no saguão, precisaremos de um aparelho data-show.

Grupo: Ana Luzia, Denise, Izaac, Jonatas, Lílian, Marcos, Michele, Raquel.


Tema: Armas de guerra
Recorte:
- 4 categorias (objeto) para cada dupla;
- 5 tipos diferentes dentro de cada categoria escolhida;
- Ressaltar o uso na antiguidade até a contemporaneidade.
Duplas/ Categorias:
- NAVIO: Izaac e Ana;
- ESPADA: Denise e Raquel;
- FLECHA: Lílian e Jonatas;
- PÓLVORA: Michele e Marcos.
Proposta:
A) A materialidade descritiva (de que, como e porque é feito) e prática (como é utilizado e para que) sobre o referido objeto:
→Nome:
→Datação: (idade do Objeto)
→Dimensões: (tamanho, peso e medidas)
→Materialidade: (com o que é feito)
→Técnica de Confecção/Manufatura: (como é feito)
→Utilidade e Função: (como e pra que é utilizado)
B) A relação da cultura material com a economia a qual o referido objeto pertence:
→Visão geral sobre a relação: (Material X Economia)
→Importância e desencadeamentos econômicos:
C) A relação da cultura material com as relações simbólicas da cultura a qual o referido objeto pertence:
→Aspectos de religiosidade (ou misticismo) envolta do objeto:
→Valor atribuído a tal objeto: (pela sua própria cultura); (status)
→Relação Objeto e Cultura: (como a cultura se relaciona com o referido objeto)

Grupo:

TEMA
A cultura material no surgimento do rock and roll e na atualidade.

JUSTIFICATIVA
A música é um fator muito importante na formação de opiniões. Ela mostra o reflexo de uma cultura ou a expressão dela. Também influencia diretamente no comportamento de quem ouve. Esse é o caso do rock and roll, estilo que influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem.
Os efeitos sociais do rock and roll foram massivos mundialmente, além disso, o rock and roll pode ter ajudado a causa do movimento dos direitos civis. Por isso considera-se importante conhecer melhor este estilo e entender porque atualmente ele perdeu suas características primordiais que o originaram.

PROBLEMA
A indústria cultural e o sistema capitalista fizeram do rock um grande negocio. Mas o seu surgimento e o das suas vertentes como o punk rock, veio justamente como uma forma de protesto contra esse mesmo sistema. Como era esse contexto cultural que deu origem ao estilo musical mais popular? Até onde a música e seus objetos materiais interferem no comportamento de seus adeptos? Como os diversos movimentos históricos e culturais influenciaram o surgimento do rock?

OBJETIVO
Mostrar o surgimento e o significado deste estilo musical denominado rock and roll, suas influencias na década de 50 e no contemporâneo. Seus principais percussores, passando pela história dos instrumentos que formam o estilo e das suas ramificações. Abordar a cultura material e a imaterial como: Vinis, roupas, instrumentos musicais, fotos, acessórios.

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