sábado, 14 de agosto de 2010

3º Seminário História e Memória Centro-Oeste Mineiro



Acontece nos dias 8 a 10 de setembro de 2010 na FUNEDI-UEMG Divinópolis o 3º Seminário História e Memória centro oeste Mineiro, com o tema “O urbano e o rural: identidades, confluências e dilemas”.
No dia 8 acontece a conferencia de abertura “História e Memória das Minas Gerais” com o doutor em História (pela UFF) Francisco Eduardo Pinto, às 20 horas.
No dia 9 aconteceram duas “mesas-redondas” além da apresentação de comunicações dos grupos de trabalho.
No dia 10 serão ministrados alguns “mini-cursos”, além de outras “mesas-redondas”, com enceramento previsto para 21 horas.

As inscrições estão abertas, se enceraram no dia 27 de agosto de 2010, podem ser feitas no CEMEF (Centro de Memória da FUNEDI/UEMG), no bloco 4, aberto de segunda à sexta-feira, das 8 aos 12 horas e das 14 as 18 horas, mais informações pelo telefone (37) 3229-3561 ou pelo e-mail memória@funedi.edu.br

sábado, 7 de agosto de 2010

Aula Inaugural: Espeleologia e Arqueologia



Nessa quarta-feira (04 de agosto 2010) às 19 horas, aconteceu no auditório da FUNEDI/UEMG palestras sobre Espeleologia e Arqueologia do Centro-Oeste Mineiro, direcionada aos alunos dos cursos de História e Ciências Biológicas. As palestras foram ministradas pelos profissionais: Lucélio Nativo da Assunção (do Espeleogrupo Pains - EPA) e pelo o arqueólogo Gilmar Henriques (diretor do Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco – MAC).
Lucélio Nativo e Gilmar Henriques
Foto: Edvaldo Alves/MAC e Luanna Oliveira.

Depois da excepcional palestra dos profissionais Lucélio Nativo e Gilmar Henriques, ainda foi anunciado à futura realização de um mini-curso (sobre Espeleologia e Arqueologia), a data e maiores detalhes sobre esse serão informados pelo Professor João Ricardo.
 Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco – MAC
Foto: Edvaldo Alves/MAC e Luanna Oliveira.

Aproveitando a oportunidade, gostaria de deixar o contato do Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco, que está aberto à visitação e abriga um vasto acervo. O Museu está em funcionamento desde abril desse ano, aberto a visitação nos horários das 14 às 18 Horas e está localizado na Rodovia MG-439 nº1000 – Pains MG, na saída de Formiga, para maiores detalhes e informações o telefone é: (37)3323-5112

Informações e imagens colhidas nos sites: